Escolha uma Página

O desafio deste momento é cuidar e deixar ser cuidado. Precisamos saber deixar

Outro dia estava montando uma rodada de conversas sobre segurança no trabalho e me deparei com a seguinte frase: “SOMOS UMA ESPÉCIE FADADA AO CUIDADO”. Quem disse isso foi Lia Diskin, jornalista e ativista. E ela continuava: cuidar é da natureza humana. Cuidamos dos nossos filhos, dos nossos pais, que cuidam de nós para que, depois, cuidemos deles… E assim vai. Quais outras espécies mamíferas produzem tal círculo virtuoso de cuidado?

É o cuidar físico, mental, emocional, estrutural. Estamos sempre cuidando e sendo cuidados. Criamos, inclusive, uma rede de apoio. Mas, em um momento no qual sequer conseguimos cuidar de nós mesmos, em dar conta de nós, como praticar o olhar mais profundo ao outro? A tensão consome os dias, os afazeres domésticos nos engolem, a sustentação dos relacionamentos familiares nos testam e o home office desafia nosso tempo e atenção.

Para cuidar é preciso estar atento, olhar profundamente. O desafio deste momento é cuidar e deixar ser cuidado. Precisamos saber deixar.